QUEM SOMOS

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Taoísmo


TAOÍSMO


     SERENIDADE: CONSEQUÊNCIA IMEDIATA DO WU-WEI (o princípio da não ação,atuar apenas na necessidade presente). OS TAOÍSTAS SÃO MODERADOS EM TUDO. NÃO BUSCAM REPRIMIR AS PAIXÕES MAS, SIM, OBSERVÁ-LAS PACIFICAMENTE.



    ALQUIMIA : DISCIPLINA AUTÔNOMA, PROCESSO FÍSICO-ESPIRITUAL IÓGUICO QUE UTILIZA TÉCNICAS ESPECIAIS COM O OBJETIVO DE PROLONGAR A VIDA, ATINGIR A BEATITUDE E A ESPONTANEIDADE ESPIRITUAL.


    IMORTALIDADE: CONSTITUI A META TAOÍSTA. ENTENDIDA COMO UM RENASCIMENTO ESPIRITUAL, COLOCA O PRATICANTE EM CONTATO DIRETO COM O PRÓPRIO TAO( BLOFELD, 1986).





          OS PRINCÍPIOS QUE FUNDAMENTAM A CONDUTA DO SÁBIO TAOÍSTA, RELACIONADOS A SEGUIR, SÃO OS MESMOS UTILIZADOS POR UM MESTRE DE FENG SHUI (NO PASSADO, MUITAS VEZES A MESMA PESSOA), NO MOMENTO DA AVALIAÇÃO DE UMA PAISAGEM.

  -  REFLEXÃO SERENA:  RELAXAMENTO E ATENÇÃO.

   - PASSIVIDADE DINÂMICA:  WU-WEI OU NÃO-AÇÃO.

    -CAPACIDADE DE CONTORNAR OS OBSTÁCULOS: (A IMAGEM DA ÁGUA É FREQUENTEMENTE UTILIZADA).

   - INTEGRAÇÃO À NATUREZA: OBSERVAR A PAISAGEM, SENTIDO-SE COMO PARTE INTEGRANTE DA MESMA.

   - COMPREENSÃO DO FLUXO NATURAL DAS COISAS: PARA O TAOÍSTA, EXISTE UMA INTELIGÊNCIA DIRETORA DE TODAS AS COISAS, QUE AS FAZ ENCONTRAR SEU CAMINHO NATURALMENTE .

  -  IMPESSOALIDADE: OBSERVAÇÃO SEM OBSERVADOR-- OS CONDICIONAMENTOS, PADRÕES, LEMBRANÇAS, IMAGENS E CONHECIMENTOS DEVEM, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, ESTAR AUSENTES NO MOMENTO DA OBSERVAÇÃO. A MENSAGEM INTRÍNSECA DAS COISAS, DA NATUREZA, SÓ PODERÁ SER CAPTADA QUANDO O OBSERVADOR ESTÁ AUSENTE.

    -SIMPLICIDADE: VALORIZAR O SIMPLES É VIVER O MOMENTO PRESENTE COM TODA ATENÇÃO.(SILÊNCIO)

    -BOM HUMOR SERENO É INABALÁVEL: O ESTILO EVASIVO, SUTIL E METAFÍSICO CARACTERIZA A ABORDAGEM TAOÍSTA: O SENSO DE HUMOS MARCHA " NECESSARIAMENTE DE MÃOS DADAS COM O BOM SENSO E O ESPÍRITO RAZOÁVEL, ALÉM DE TER A SUTIL FACULDADE DE DESCOBRIR AS INCONSISTÊNCIAS, AS TOLICES E AS FALSAS LÓGICAS(YUTANG, 1997



do livro ;Feng Shui - Kan Yu- Carlos Solano




Nenhum comentário:

Postar um comentário